Qualidade e percepção emocional das respostas governamentais em audiências públicas

um estudo sobre o processo legislativo orçamentário do Distrito Federal

Autores

  • Saulo de Oliveira Nonato Câmara Legislativa do Distrito Federal

Palavras-chave:

Participação Cidadã, Audiências Públicas, Qualidade da Informação, Processo Orçamentário

Resumo

Este artigo analisa a participação cidadã no processo orçamentário do Distrito Federal, destacando as audiências públicas dos Projetos de Lei Orçamentária Anual realizadas como um mecanismo de governança democrática. O objetivo é avaliar como as demandas e respostas documentadas nos anexos desses projetos refletem a qualidade e a efetividade da interação entre governo e sociedade. A metodologia inclui análise de conteúdo, para se identificar os temas centrais das demandas; análise da qualidade da informação; e análise de sentimentos, para se entender o tom das respostas governamentais. Os resultados revelam que a maioria das manifestações da sociedade civil se concentra em temas de infraestrutura urbana e que 82,64% das respostas governamentais foram classificadas como "adequadas" quanto à qualidade, embora apresentem limitações no que se refere à transparência sobre o planejamento e as justificativas orçamentárias. A análise de sentimentos indicou uma predominância de tom positivo nas respostas, mas também destacou limitações do algoritmo VADER. Conclui-se que, embora o governo demonstre esforço em responder, é necessário padronizar e detalhar as informações para melhor rastrear as demandas no orçamento e fortalecer o controle social.

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Publicado

06/02/2025

Edição

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Artigos